Google
Web 360portugal.com
Chaves
Toda a zona de Chaves terá sido povoada desde a remota época do neolítico (pinturas rupestres, Antas). Os romanos (Flávio Vespesiano) terão construido em 78 DC o seu primeiro burgo, donde a ponte será o seu melhor exemplo. Apesar de ter sido alterada em 1880 com a substituição dos parapeitos de pedra pelas actuais grades de ferro, ela encontra-se em bom estado de conservação. Chaves terá sido muitas vezes ocupada, por diferentes inimigos (Arabes,Leoneses e Franceses), sendo que a ultima vez que foi ocupada terá sido durante a instauração da República entre Monarcas e Republicanos.
A Ponte Romana, Igreja Matriz, Igreja da Misericordia, Torre de Menagem, Paço dos Duques de Bragança, Forte de S.Francisco, a Capela do Loreto e as Termas, são os principais atractivos de Chaves.
Opinião de visitante : O centro histórico é de facto muito bonito, preservado sem a retirada dos habitantes desta zona.O comercio tradicional existe ao lado de novas lojas de marca, tornando mais interessante o passear no centro histórico. Infelizmente o transito não está organizado (sem parques de estacionamento subterraneos), e o estacionamento e uso destas ruas em laje de pedra é acessivel mesmo aos não moradores, tornando este centro histórico num espaço caótico, durante as horas comerciais. O jardim jjunto ao Tamega é uma boa proposta de passeio, só há que ter atenção à qualidade dos passeios e rampas até lá chegar, não aconcelhavel a pessoas de mobilidade reduzida (Ponte Romana com passeios inferiores a 60cm).Daí a linha verde demarcar a zona com acessibilidades melhoradas. O Forte de S.Neutel encontra-se encerrado.